O Chumbo
O chumbo é um metal presente em muitos materiais, desde a antiguidade. Com propriedades como a resistência à corrosão, foi utilizado na fabricação de tubos de água e em várias tintas, falamos no chumbo branco e em tintas com chumbo. Na sequência das graves doenças causadas pelo chumbo por acumulação no organismo, as atuais leis estabelecem inúmeras restrições ao uso e medidas a serem implementadas para controlar a exposição a este agente químico CMR (cancerogênico, mutagênico e reprodutivo), em particular no âmbito da remoção de Chumbo.

As medidas de prevenção específicas implementadas são as seguintes:

- O controle da exposição do trabalhador com os valores limite de exposição profissional (VLEP) que deve ser reduzido ao nível mais baixo tecnicamente possível, em particular por meio de equipamentos de proteção coletiva e individual semelhantes aos utilizados para a remoção de amianto;

- Medidas higiênicas especiais, específicas para os riscos induzidos pelo chumbo, como a separação das áreas de trabalho e vestuários, cuidado especial à poluição do solo e instalação de equipamentos preventivos.

Remoção de Chumbo

O tratamento de chumbo é efetuado em edifícios, na indústria ou nos equipamentos, uma vez comprovada a presença de chumbo e prevista uma operação de manutenção, renovação ou desconstrução.

Também intervimos para remover locais onde o nível de exposição representa um impacto significativo na saúde.

A SERC Ambiente possui vários ativos para operar remoção de chumbo, tais como:
- Um "Know-how" excepcional na proteção dos operadores e do meio ambiente;
- Meios importantes e reconhecidos no tratamento de superfícies e tintas, com gel químicos sem solventes, jato de areia e/ou granalhagem;
- Um Perfeito conhecimento em projetos de desmantelamento, renovação, desconstrução e decapagem.

Estamos assim em condições de propor uma proposta única na remoção de chumbo de materiais/suportes existentes e/ou para conservar e tambem de suportes para demolir.

As equipas de SERC Ambiente são formadas na remoção de chumbo e realizam visitas à medicina do trabalho para avaliar os níveis de chumbo no sangue.

O controle dos valores limite de exposição profissional (VLEP) é assegurado por diversas medidas, incluindo a implementação de uma metrologia com estratégia de amostragem de chumbo.

Recentemente, desenvolvemos equipamentos específicos para remoção de chumbo e também oferecemos ferramentas de medição exclusivas para avaliar a exposição e os níveis de chumbo.